domingo, 21 de dezembro de 2008

47 Ronin

Tem essa história sobre 47 ronins q eu li há anos atrás... e não esqueci mais


"Em 1702, durante o xogunato Tokugawa, dois daimyos foram escolhidos pelo shogun para receber uma embaixada da corte imperial em Kyoto. Um dos oficiais do shogun, chamado Kira Kosuke no Suke, foi incumbido de lhes ensinar o cerimonial apropriado.

Segundo o costume, os dois daimyos, em paga da instrução, ofereceram-lhe presentes. Mas ele era um homem grosseiro e considerou que os presentes não valiam os serviços que tinha feito por eles. Um dos daimyos tinha um conselheiro que, percebendo que a situação estava ficando arriscada, pagou em segredo a Kira Kosuke no Suke uma boa quantia. Mas o outro daimyo, que se chamava Asano, não tinha nenhum conselheiro nem amigo como aquele. Kira Kosuke no Suke, na sua mesquinhez, começou a insultar a aparente pobreza deste aluno e a sua lentidão em aprender.

Para um comportamento destes só podia haver uma resposta, a salvaguarda da honra pela morte do oficial do shogun. Enquanto os dois daimyos estavam recebendo uma lição no palácio, Kira Kosuke no Suke fez uma observação insultuosa a Asano; o daimyo perdeu a paciência e saltou-lhe para cima de punhal em punho. Havia muitas pessoas presentes para que o golpe fosse letal e Kira Kosuke no Suke só ficou ligeiramente ferido. O castigo para uma ofensa destas era cometer harakiri. O daimyo, cortou a barriga com o punhal que tinha usado para atentar contra a vida de Kira Kosuke no Suke.

Indignados pela morte de Asano, seus samurais não tiveram outra alternativa senão dispersarem-se e tornarem-se ronins, isto é, samurais sem senhor. O feudo de Asano foi confiscado pelo Shogun.

Um dos ronins, de nome Kuranosuke, tomou a chefia do grupo. Durante mais de um ano, Kira os manteve sob vigilância. Durante esse tempo, os espiões só relatavam que os 47 haviam caído na vida boêmia, frequentando bordéis e se encharcando de saquê.

Nunca eram vistos juntos. Kira estava cada vez mais confiante de que os 47 haviam esquecido o mestre.

Mas na noite de 14 de dezembro de 1703, os ronins tomaram de assalto a mansão de Kira Kosuke no Suke.

Durante mais de um ano, estavam planejando meticulosamente a vingança. Um dos samurais chegou a se casar com a filha do arquiteto da mansão de Kira, apenas pelo acesso à planta.

Depois de uma luta feroz, todos os defensores da casa tinham morrido ou fugido, exceto Kira Kosuke no Suke.

Acabaram por encontrá-lo escondido num depósito de carvão perto da casa. Kuranosuke mandou-o fazer harakiri, mas ele recusou-se. Então Kuranosuke decapitou-o, não com um golpe rápido de espada, mas com o mesmo punhal que o seu senhor tinha usado quando se suicidara.

Os 47 Ronins levaram a cabeça até o túmulo do daimyo Asano, no Templo Sengakuji, em Chiba, perto de Edo, a atual cidade de Tokyo.

Os ronins acabaram por ser informados de que deveriam se matar, o que todos fizeram. Foram todos sepultados juntos; as suas sepulturas, perto da de Asano, assim como as relíquias que se conservaram, ainda hoje são veneradas."


http://www.geocities.com/sobreojapao/herois.htm#47

Só adicionei alguns detalhes.

Enfim... pq postar algo sobre isso?

Pq Hollywood consegue fazer merda de novo...

Vão fazer o filme deles... com o Keanu Reeves.

...Pq esse cara ainda tá vivo? Sério... ele não tem nem expressão! Quer dizer, ele vendeu a alma dele em troca de sucesso... só pode.

Nem bom ator ele é, ele só dá sorte de pegar papéis bons. Mas pelo menos seguindo essa lógica, o filme deve ser bom.

Pqp

http://www.omelete.com.br/cine/100016918/47_Ronin.aspx

Nenhum comentário: